Instituições de ensino, como saber se o ambiente é acessível a todos?

Apesar de ser exigência de lei, nem todas as escolas e universidades são adaptadas a diversidade
Neste mês saíram as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, e com elas uma nova oportunidade de entrar nas universidades. Mas como funciona a adaptação e acessibilidade em ambientes escolares? Só passar no vestibular basta, ou é mais difícil de encontrar instituições realmente adaptadas para todas as pessoas?

Para aumentar a diversidade nas universidades, existe a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), efetiva desde 2016. No entanto, nem todos os centros educacionais estão adaptados para todos. A acessibilidade deve estar presentes em cada passo para a vida acadêmica, desde o vestibular, a inscrição para o curso e então as aulas no semestre.

Em algumas instituições como a Universidade LaSalle, o processo de adaptação do local começou antes mesmo da lei ser posta a vigor. Obras no centro de ensino e reformas iniciaram em 2013.

“Adaptamos locais de circulação, desde acessos principais e entradas, corredores, direcionamentos para salas de aula, para sanitários. Acessos aos balcões de atendimento, fraldários nos banheiros femininos e masculinos, além de banheiros universais” Comenta Maria Luiza Feistaur, assessora de projetos de obras da UniLasallle. “Queremos que a instituição onde todos sejam acolhidos, sem preconceitos”.

A instituição é um exemplo entre as universidades, com máquinas de transcrição do conteúdo, presencial ou EAD, para textos em braille.

Escolas de Educação Básica e Fundamental
Acesso à educação é um direito de todos, independentemente da idade, região ou circunstâncias. Cabe à escola garantir bem estar físico e mental para seus alunos, além de ter um ambiente que acolha a todos.

As diferenças fazem parte da vida diária, e cabe uma integração entre professores, pais e alunos, para que a acessibilidade seja valorizada na escola. Cada integrante da turma é uma parte importante dela, assim como o espaço no grupo para falar sobre preconceitos e práticas que permitam respeito.

A Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015), descreve a acessibilidade como uma “possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”.

Veja mais

image

Entendendo e Combatendo o Capacitismo com a Ajuda da Mover Acessibilidade

O capacitismo é um preconceito enraizado na sociedade que discrimina pessoas com deficiência, perpetuando a ideia de que elas são inferiores ou menos capazes. Este tipo de discriminação pode se…
image

Desbravando Barreiras: A Importância da NBR 9050 na Promoção da Acessibilidade

Na busca incessante por uma sociedade mais inclusiva, a Mover Acessibilidade tem o compromisso de compartilhar conhecimento e promover soluções que facilitem a vida de todas as pessoas, independentemente de…

Cases

Tem alguma dúvida sobre acessibilidade ou qual o produto mais indicado para sua necessidade?

Nossa equipe está pronta para ajudar.

Newsletter

Inscreva-se

Podemos ajudar?
Pular para o conteúdo