Cinco dicas de sinalização e acessibilidade em condomínios

Você sabia que 10% da população brasileira possui algum tipo de dificuldade para se locomover? São 24,6 milhões de pessoas, um público vasto que procura acessibilidade na hora de comprar ou alugar uma moradia. A seguir, confira algumas dicas para que seu prédio seja inclusivo para todos.

  1. Segundo a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existe uma queda no crescimento da população. A tendência é que a partir de 2048, os números comece a reduzir. Ou seja, com mais idosos no país, a dificuldade de locomoção que vem com os anos deve ser colocada em pauta. Ainda existe receio em condomínios antigos, na hora de reformar e adaptar os prédios, mas com o tema em pauta, esperamos que um investimento seja dedicado a essa área.
  1. Acessibilidade é um direito por lei! Entre elas a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146), conhecida popularmente como Estatuto da Pessoa com Deficiência. A mesma garante que, prédios e condomínios construídos a partir de 2018, possuam rampas de acesso, elevadores, além de recursos visuais e auditivos para PcD’s.
  2. Sinalização acessível, é mais do que vagas no estacionamento. Quando falamos de sinalização, é importante a demarcação de escadas, pisos táteis para cegos, e avisos sonoros para pessoas com baixa audição. É necessário que esses avisos e direcionamentos também estejam em braille, assim como todo o material de informações sobre o condomínio. Como já comentamos por aqui, o investimento em acessibilidade pode aumentar em até 15% o valor de um imóvel.
  3. A sinalização também é uma forma de otimizar o ambiente, quanto mais direta, melhor. Não pode ser aberta a interpretação, visando todo tipo de usuário, adultos e também crianças, locais para pedir auxílio são importantes, ainda mais quando um condomínio possui área extensa.
  1. O propósito da acessibilidade é gerar independência para os usuários, visando questões de mobilidade e/ou cognição. O ideal é que seja receptivo para crianças e adultos, e qualquer pessoa que irá usufruir do ambiente. Funcionários com conhecimento em libras, além de ter um treinamento para receber todos igualmente, podem se tornar um dos grandes diferenciais de condomínio.

Veja mais

Cases

Tem alguma dúvida sobre acessibilidade ou qual o produto mais indicado para sua necessidade?

Nossa equipe está pronta para ajudar.

Newsletter

Inscreva-se

Podemos ajudar?
Pular para o conteúdo